O Projeto SORRISO e o Projeto MEDSOL, parte integrante do Instituto Medicina Solidária e abraçados pelo Rotary Clube de Ipanema, funciona no sentido de atender a baixo custo e muitas vezes SEM CUSTO, pessoas menos favorecidas , com especialistas TOP , em diversas especialidades, receberá do RIO NO ZAP ( IPANEMA NO ZAP ), 10% de sua receita revertido a esta importante obra social , levando Saúde aos menos assistidos.
Por isso o RIO NO ZAP ( IPANEMA NO ZAP ) também possui este viés social, se ombreando com o Rotary Clube Ipanema, nesta importante iniciativa.
O INSTITUTO MEDICINA SOLIDÁRIA é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu do ideal de 3 amigos médicos que se reuniram para formar um espaço onde pudessem estender a possibilidade do atendimento de qualidade e eficiência de suas clínicas privadas ao maior número de pessoas possível, de forma humanizada e acessível. Essa é a essência do INSTITUTO MEDICINA SOLIDÁRIA.
Nossa equipe é formada por especialistas de excelência, que atuam no Instituto por um ideal de solidariedade.
Nestes 3 anos de existência adquirimos uma estrutura robusta e harmonizada. Foram mais de vinte mil atendimentos em saúde, em 25 especialidades diferentes, além de exames de laboratório e de imagem, possibilitando ações preventivas em saúde, diagnósticos precoces e tratamentos direcionados resultando em melhor qualidade de vida ao paciente e descongestionamento dos Sistemas Públicos de Saúde.
O PROJETO SORRISO- Rotary Club Ipanema é um programa social de ocorrência periódica, que teve início em 2014 e já promoveu cuidados odontológicos de intervenção à mais de mil crianças em estado de vulnerabilidade social, sob a coordenação da Dra. Camila Alvarenga Fernández y Fernández.
É com grande orgulho que anunciamos a fusão desse projeto ao Instituto Medicina Solidária, unindo ideais comuns. Essa união nos traz muito orgulho por espelhar a natureza da nossa Instituição.
Unidos nos solidarizamos aos cidadãos cariocas em um momento em que sua saúde nunca esteve tão comprometida; a pandemia por SARS-COV 2, a epidemia pelo vírus Influenza A, os níveis crescentes de desemprego associados à vertiginosa queda do poder aquisitivo da população obrigando alguns a abdicarem do plano de saúde e outros, habituais usuários do Sistema Único de Saúde- SUS-, não mais encontrarem respaldo para suas enfermidades. O Brasil está doente e sua população cada vez mais desassistida.
Neste cenário, nós do Instituto Medicina Solidária, sentimos a obrigação de nos envolver cada vez mais com essa causa e pretendemos expandir nossa capacidade de atendimentos e de especialidades em saúde para um número maior de pessoas.
Para tal, estamos ampliando nossa estrutura funcional e física acrescentando à grade de especialidades já existentes, atendimentos em odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, fisioterapia e suporte em radiologia.
Através dessa ampliação estrutural triplicaremos nosso potencial de consultas e exames com pequeno aumento em nosso custo marginal.
Também fizemos a implementação de mais um projeto social: O PROJETO MEDSOL, que, juntamente ao PROJETO SORRISO é um programa social de ocorrência periódica que promove atendimento médico integral gratuito em diferentes especialidades, através de ações preventivas e assistenciais em saúde à população socialmente vulnerável.
Esses dois Projetos sociais ocorrem conjuntamente e de forma periódica nas dependências do Instituto Medicina Solidária.
Falar do Instituto Medicina Solidária é falar de amor e solidariedade. Nestes 3 anos de existência, vivenciamos 2 anos de pandemia e aprendemos a sorrir com os olhos e a abraçar com o coração.
Vimos a cada dia a nossa esperança se renovar no sorriso e na saúde reestabelecida de nossos pacientes.
Porém sozinhos não conseguimos ir além e por isso e para isso precisamos muito da SOLIDARIEDADE DE VOCÊS.